Desde julho, o ISAC gerencia a unidade que oferta atendimentos nas áreas de Ortopedia, Clínica Médica e covid-19
De julho a novembro, o Hospital Bom Jesus registrou 29.227 atendimentos. Desse total, 13.957 estão relacionados à covid-19. É que, por conta da pandemia, até agosto a unidade estava atendendo exclusivamente casos do novo coronavírus.
Com a redução do número de notificações da doença em Águas Lindas de Goiás, em setembro, o hospital reabriu as portas para a livre demanda nas áreas de Clínica Médica e Ortopedia, mantendo o atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.
A reabertura da unidade para as outras especialidades fez com que o hospital quase triplicasse o número de atendimento em setembro. Em agosto, quando a unidade recebia somente casos de covid-19, os atendimentos somaram 3.117. No mês seguinte, com a oferta de Ortopedia e Clínica Médica, o número saltou para 8.238.
Esse aumento também foi registrado em outubro, quando o hospital atendeu 3.413 pacientes na clínica médica, 2.981 na ala covid-19 e outros 1.583 na Ortopedia. Em novembro, a unidade registrou 4.452 atendimentos de Clínica Médica, 1.775 de covid-19 e 1.151 na Ortopedia.
Gestão ISAC
Custeado pela Prefeitura Municipal e vinculado ao SUS – Sistema Único de Saúde, o Hospital Bom Jesus é gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desde 1º de julho, após a Organização Social vencer um processo público de qualificação e seleção.
Nos primeiros 150 dias da gestão ISAC, além de quase triplicar o número de atendimentos, a unidade passou por mudanças significativas para melhorar a qualidade da assistência ofertada à população.
Uma delas foi reorganização de um espaço exclusivo para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19. O ISAC também implantou o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que funciona como canal permanente de comunicação com o usuário, e adotou uma série de protocolos assistenciais para definir melhor o fluxo de atendimento.
Nesse período, a unidade também ganhou uma reveladora digital de Raio X, que oferece maior agilidade e precisão diagnóstica em relação ao equipamento anterior. No setor de Eletrocardiograma, o hospital passou a emitir o laudo em até dez minutos, graças à contratação de um serviço especializado de Telemedicina.