Águas Lindas
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Em Águas Lindas, unidades ISAC realizam 73,5 mil atendimentos em 150 dias

Desde julho, o ISAC gerencia a UPA Mansões Odisséia e o Hospital Bom Jesus

Os sintomas de covid-19 levaram Edimar de Souza três vezes ao Hospital Bom Jesus desde o início da pandemia. A primeira vez ocorreu há um ano. Os outros dois atendimentos são mais recentes. Um aconteceu em setembro e o outro, em outubro. A rapidez da assistência na unidade impressionou o vigilante.

“Tinha uma área separada para paciente com suspeita de covid-19 e o atendimento levou menos de 15 minutos, do tempo que chegamos à unidade até a liberação do médico”, contou Edimar.

O novo fluxo de atendimento aos usuários do Hospital Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás, foi uma das mudanças implantadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão da unidade desde 1º de julho, após vencer um processo público de qualificação e seleção.

De lá para cá, o Hospital também adotou um novo sistema de triagem e implantou o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, dentre outras mudanças.

As melhorias sanitárias, processuais e assistenciais também ocorreram na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia, outra unidade de saúde pública custeada pela Prefeitura Municipal que o ISAC gerencia em Águas Lindas de Goiás. Em cinco meses, as duas unidades somaram 73,5 mil atendimentos.

Hospital quase triplicou o número de atendimentos

De julho a novembro, o Hospital Bom Jesus registrou 29.227 atendimentos. Desse total, 47,5% estão relacionados à covid-19. Por conta da pandemia, até agosto deste ano, a unidade estava atendendo exclusivamente casos do novo coronavírus.

Com a redução do número de notificações da doença no município, em setembro, o Hospital reabriu as portas para a livre demanda nas áreas de Clínica Médica e Ortopedia, mantendo o atendimento de pacientes com suspeita de covid-19 em uma ala isolada.

A reabertura da unidade fez com que o Hospital quase triplicasse o número de atendimento. Em agosto, foram 3.117. No mês seguinte, com a oferta de Ortopedia e Clínica Médica, o número saltou para 8.238.

Esse aumento também foi registrado em outubro, quando o Hospital atendeu 3.413 pacientes na Clínica Médica, 2.981 na ala covid-19 e outros 1.583 na Ortopedia. Em novembro, o Hospital realizou 4.452 atendimentos na área de Clínica Médica, 1.775 de covid-19 e 1.151 de Ortopedia.

Humanização como diferencial

Já a UPA Mansões Odisseia registrou 44.273 atendimentos nos primeiros 150 dias da gestão ISAC. Foram 23.969 atendimentos de Clínica Médica, 15.034 de Pediatria e 5.270 de Ortopedia. Em setembro, o atendimento da Ortopedia foi transferido para o Hospital Bom Jesus.

Nos últimos cinco meses, por duas vezes, o vendedor Frederick Rennier precisou de atendimento para o filho na UPA. Segundo ele, as melhorias são perceptíveis.

“A unidade está de parabéns. O atendimento é ágil e humanizado. Na primeira vez, fiquei impressionado com o cuidado de um dos profissionais com o meu filho. Ele procurou o médico para solicitar indicação de um anestésico para a injeção. Queria diminuir a dor do meu filho. Na segunda vez, estava chovendo e o sistema estava lento. Mas todos estavam fazendo o possível para agilizar o atendimento dos pacientes”, contou.

Valorização começa de dentro para fora

O impacto das melhorias implantadas pelo ISAC também é vivenciado pelos profissionais que atuam nas unidades de Águas Lindas de Goiás, a exemplo de Nilvanda Pinto Ribeiro. Desde 2017, ela faz parte da equipe do Hospital Bom Jesus.

Com a mudança de gestão da unidade, a enfermeira passou a integrar o time do Instituto. Um mês depois, ela se inscreveu no processo seletivo interno para a Supervisão de Enfermagem e passou.

“Quando uma vaga de trabalho é aberta, o ISAC dá prioridade à equipe, para quem já está dentro. Essa valorização motiva os colaboradores a darem o melhor a cada dia e a mostrarem no que são realmente bons. E, como temos hoje um processo de educação continuada, com treinamentos periódicos, a equipe é capacitada para tornar o atendimento ainda mais qualificado e humano”, ressalta a colaboradora.

Hugo Canuto também vivenciou a transição da gestão. Hoje, como analista do Núcleo de Educação Permanente do ISAC no município, ele comenta que se sente realizado. “A equipe tem a oportunidade de crescer profissionalmente e é ouvida. Eu sou muito feliz aqui”, comenta.

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