Hospital Bom Jesus
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Em cinco meses, Hospital Bom Jesus quase triplica número de atendimentos aos pacientes

Desde julho, o ISAC gerencia a unidade que oferta atendimentos nas áreas de Ortopedia, Clínica Médica e covid-19

De julho a novembro, o Hospital Bom Jesus registrou 29.227 atendimentos. Desse total, 13.957 estão relacionados à covid-19. É que, por conta da pandemia, até agosto a unidade estava atendendo exclusivamente casos do novo coronavírus.

Com a redução do número de notificações da doença em Águas Lindas de Goiás, em setembro, o hospital reabriu as portas para a livre demanda nas áreas de Clínica Médica e Ortopedia, mantendo o atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.

A reabertura da unidade para as outras especialidades fez com que o hospital quase triplicasse o número de atendimento em setembro. Em agosto, quando a unidade recebia somente casos de covid-19, os atendimentos somaram 3.117. No mês seguinte, com a oferta de Ortopedia e Clínica Médica, o número saltou para 8.238.

Esse aumento também foi registrado em outubro, quando o hospital atendeu 3.413 pacientes na clínica médica, 2.981 na ala covid-19 e outros 1.583 na Ortopedia. Em novembro, a unidade registrou 4.452 atendimentos de Clínica Médica, 1.775 de covid-19 e 1.151 na Ortopedia.

Gestão ISAC

Custeado pela Prefeitura Municipal e vinculado ao SUS – Sistema Único de Saúde, o Hospital Bom Jesus é gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desde 1º de julho, após a Organização Social vencer um processo público de qualificação e seleção.

Nos primeiros 150 dias da gestão ISAC, além de quase triplicar o número de atendimentos, a unidade passou por mudanças significativas para melhorar a qualidade da assistência ofertada à população.

Uma delas foi reorganização de um espaço exclusivo para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19. O ISAC também implantou o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que funciona como canal permanente de comunicação com o usuário, e adotou uma série de protocolos assistenciais para definir melhor o fluxo de atendimento.

Nesse período, a unidade também ganhou uma reveladora digital de Raio X, que oferece maior agilidade e precisão diagnóstica em relação ao equipamento anterior. No setor de Eletrocardiograma, o hospital passou a emitir o laudo em até dez minutos, graças à contratação de um serviço especializado de Telemedicina.

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