Em 150 dias de gestão ISAC, unidade de urgência e emergência já realizou mais de 44 mil atendimentos
Os moradores de Águas Lindas de Goiás que necessitam de assistência na área de urgência e emergência já podem contar com um acolhimento mais qualificado, seguro e humanizado proporcionado pelo Jeito ISAC de cuidar. Desde julho, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania está à frente da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia.
Desde então, a Organização Social investiu na implementação de fluxos mais eficazes que ampliam a resolutividade do serviço: aquisição de novos equipamentos de raio x; sistema de rastreio de rouparia; adequação da estrutura física da unidade para assegurar melhor condição de trabalho aos colaboradores; qualidade assistencial aos pacientes.
Nos primeiros 150 dias de gestão do Instituto, a unidade realizou 44.273 atendimentos, sendo 15.034 acolhimentos em Pediatria, 5.270 relacionados a traumas ortopédicos e outros 23.969 atendimentos em Clínica Médica.
Mais tecnologia
Custeada pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde, a UPA Mansões Odisséia tem passado por um amplo processo de modernização, com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos.
Uma das implementações aconteceu no sistema de Classificação de Risco. Com o novo sistema, a emissão de senhas passou a ser automática e feita a partir de um painel eletrônico de chamada de paciente e triagem, que prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade dos casos, com base nos critérios de Classificação de Risco preconizado pelo Ministério da Saúde. Dentre os benefícios, destaca-se a redução das filas e do tempo de espera de atendimento na unidade.
Outra ferramenta que está disponível para o acolhimento ágil dos pacientes cardíacos é o eletrocardiograma com monitoramento remoto, que fornece o laudo do especialista em até dez minutos. Essa observação remota do paciente feito por médicos especializados de vários pontos do país assegura a melhoria dos indicadores de desempenho e qualidade. Permite, ainda, o desenvolvimento de estratégias para o melhor cuidado do indivíduo cardiológico com potencial impacto na segurança do paciente e desfechos clínicos.
A unidade também já conta com a utilização de totem de autoatendimento com reconhecimento facial. A implantação dessa tecnologia é um passo importante na automação de processos repetitivos, sujeitos à falha humana, e na integração com os diversos sistemas para melhor gestão, acesso e monitoramento dos usuários.
Para melhorar a área de radiologia foram adquiridos dois novos aparelhos: um equipamento de raio X e um de revelação. Com qualidade superior ao convencional, os novos aparelhos oferecem vantagens como maior agilidade e precisão diagnóstica. Essa mudança possibilita também que o médico visualize as imagens diretamente no computador, dentro do próprio consultório, evitando a impressão das chapas.
Além disso, a Engenharia Clínica incorporou nos processos de rotina da unidade a manutenção preventiva do parque tecnológico, a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos já existentes e a continuidade dos serviços prestados à população.
Valorização profissional
Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.
Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve na UPA Mansões uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.
Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.
Diálogo com os colaboradores
Para alinhar as mudanças e fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.
Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.
UPA Mansões Odisséia
Localizada na região central de Águas Lindas de Goiás, a UPA Mansões Odisséia conta com equipes completas e qualificadas para acolhimento das demandas de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.
Ela é classificada como porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas, inclusive nos feriados e fins de semana, acolhendo prioritariamente as ocorrências de saúde dos moradores de mais de dez bairros do município.